segunda-feira, 10 de junho de 2013

Projeto "Tempos de Paz"

PROJETO: Tempos de Paz 1) DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Professora Eliane Cristina da Silva, As atividades do Televisando o Futuro foram desenvolvidas com os alunos do 2º ano do 1º ciclo A, da Escola Municipal Professora Adelaide Thomé Chamma, situada em Ponta Grossa, Paraná.A escola Adelaide conta atualmente com um total de duzentos e noventa e oito (298) alunos, distribuídos entre treze turmas. 2) INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA Vivemos em pleno século XXI, e constantemente nos deparamos com inúmeros problemas sociais e situações que abrangem toda a sociedade independente de classe social. Infelizmente estes problemas sociais se tornaram tão frequentes, que nos parece comum. Essa triste realidade tem a cada dia aumentado mais, devido a falta de harmonia, seja familiar, escolar, no ambiente de trabalho, nas ruas, áreas de lazer como clubes e praças, instituições públicas, no trânsito, etc. Mas o que fazer quando as necessidades ou desejos das pessoas parecem não se harmonizar? E assim ocorrem discussões, palavrões, agressões e inúmeras tragédias, ou seja, a Paz foi interrompida e isto é muito prejudicial para a convivência de uma comunidade. Acreditamos então que a escola tem aqui um papel muito importante, que é a conscientização através de práticas, projetos e programas capazes de promover a reflexão sobre a importância da Cultura da Paz. Tendo em vista que os valores para esta cultura se constroem nas pequenas ações cotidianas em diversos grupos sociais, como escola e família, uma vez trabalhado na escola, oportunizaremos o reflexo deste trabalho em casa com os familiares. 3) PROPOSTA E OBJETIVOS DA PRÁTICA DESENVOLVIDA Com o desenvolvimento das atividades, pretendíamos conhecer e perceber a importância da Cultura da Paz, refletir sobre os problemas que a falta dessa cultura causam a sociedade, além de constatar os benefícios que as ações provindas de sua prática ou ações proporcionam na comunidade. Portanto o Projeto Tempos de Paz, surgiu primeiramente da proposta da RPC que nos fez pensar sobre a cultura da paz no ambiente escolar e perceber que nossos alunos não tinham consciência de que a violência não é só física, mas sim tudo aquilo que fere, destrói, agride ou machuca as pessoas, são ações que não preservam a vida ou prejudicam o bem estar tanto individual quanto coletivo. O curso de formação para professores do televisando para o Futuro subsidiou o trabalho com a Educação para a Paz. 4) DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES REALIZADAS Dos 26 alunos da turma do 2º ano do 1º ciclo A, apenas seis tem o contato direto com o computador em casa, já na escola todos os alunos participam do laboratório de informática com aulas semanais, ou seja, a oportunidade que não tem em casa a escola proporciona. Quanto a televisão todos os alunos têm acesso, foi quando mandamos um bilhete para os pais com horários e dias para assistir as reportagem e as entrevistas no jornal da RPC juntamente com seus filhos. E aos poucos na roda de conversa em sala de aula, pude perceber o quanto o tema despertou a curiosidade e motivou os alunos a assistir as reportagens para poder relatar aos demais alunos. Também assistimos no laboratório de informática alguns dos vídeos indicados pela RPCTV, visto que o uso da mídia na escola, como ferramenta de trabalho, contribui muito para o sucesso escolar e continuará sendo utilizado pelos professores na construção do conhecimento. Também foi pesquisado em jornais, texto informativo sobre os diferentes tipos de violência para desmistificar a idéia que os alunos tinham, de que só existe a agressão física, muitos deles já tinham ouvido falar de bullyng e preconceito, e violência no trânsito, mas na verdade não sabiam o verdadeiro significado. Realizamos atividades recreativas junto aos alunos com o objetivo de socialização entre eles, essa brincadeira foi muito significativa, pois brincando aprenderam que o abraço, o beijo de amigos, a troca de cartões produzidos por eles é mais prazeroso do que brincar de lutas, empurrões, fofocas, apelidos que podem gerar violência no ambiente escolar. A culminância do Projeto se deu através de desenhos dos alunos sobre o tema abordado e neste momento verificamos o quanto o assunto foi significativo, pois além de desenharem, os alunos compartilharam com grande interesse e explicaram aos colegas sobre o significado dos seus trabalhos, o que nos leva a crer que os objetivos do Projeto foram alcançados. E que a escolha deste tema Cultura da Paz foi muito feliz, pois é de fundamental relevância para o atual mundo onde vivemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário