quinta-feira, 22 de novembro de 2012

PEQUENO TEXTO: O USO DAS MÍDIAS NO COTIDIANO ESCOLAR

Em uma sociedade da informação, o papel da Educação é ajudar o aluno a organizar a atribuir sentido ás referências que encontra.  Lembrando que as mídias devem estar a serviço de uma proposta pedagógica, com conteúdos e objetivos claros. Quando se fala em tecnologia na educação, logo pensamos em computadores, internet.  Mas isso não é tudo. Tecnologia é, efetivamente, mais do que isso é ação produtiva com as ferramentas que integra o ser humano na construção e reconstrução do conhecimento que se atualiza dia a dia.
Sem dúvida que a internet trouxe mais do que uma revolução tecnológica. A revolução comportamental, que vem da facilidade da comunicação das pessoas, criando uma nova visão relacionada aos saberes, competências e habilidades no conhecimento humano. As midias na escola  permitem um novo tipo de ecossistema construído no conhecimento, mas com as pessoas na posição central,ou seja, podem ser potentes aliados na educação. Hoje há muita discussão em relação a tecnologia empregada na educação, em até onde ela auxilia,e onde pode prejudicar. A educação nesse contexto passa a ser não mais responsabilidade apenas da escola, mas uma tarefa da sociedade. Devemos fazer da tecnologia uma aliada e não ficar dependente dela. Porque a evolução é contínua, em ritmo acelerado. Vivemos na era da midia  digital, momento em que muitas coisas são feitas com um clique. Nesse sentido, a escola tem um papel fundamental   na orientação do bom uso da tecnologia que os alunos têm acesso e utilizam. È preciso instigar, provocar, esclarecer e conscientizar os alunos sobre o que o mundo digital possibilita,seja tv,rádio,celular,internet etc.
 Em síntese,o seu uso das mídias na educação requer, sem dúvida, um olhar mais abrangente o envolvimento de novas formas de ensinar, aprender e de de­senvolver um currículo condizente com a sociedade tecnológica, que deve se caracterizar pela integração, complexidade e convi­vência com a diversidade de linguagens e formas de representar o conhecimento.

           

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