Escola Municipal Adelaide Thomé Chamma
Cursista: Eliane Cristina da Silva
A sociedade da
aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento
O texto aborda de forma critica e objetiva
a educação e sua capacidade de ser adaptável e dinâmica a cada
novo tempo e os avanços e desafios da relação ensino-aprendizagem
no desenvolvimento social, educacional e tecnológico.
Infelizmente a sociedade do conhecimento
não é para todos, ficando restrita a quem tem maior acesso e
domínio a informações e a tecnologia e sabem sua aplicabilidade.
Percebo isso como um problema que a escola pode ajudar a diminuir
futuramente levando a tecnologia para a sala de aula, embora seja um
processo que esteja começando e nas escolas brasileiras.
Na sociedade capitalista, o conhecimento
representa o domínio do processo de produção para o
desenvolvimento econômico e social. As tecnologias da informação
vêm ajudando a construir uma nova ordem a
diminuir, na qual o conhecimento
assume papel primordial .Não cabe mais à educação proporcionar aos alunos conhecimentos
como se fossem verdades acabadas; ao contrário, ela deve ajudá-los
a construir seu próprio ponto de vista, sua verdade particular a
partir de tantas verdades parciais. Ou, como diz Morin (2001, p. 76),
“conhecer e pensar não significa chegar à verdade absoluta mente
certa, mas sim dialogar com a incerteza”. É fundamental acreditar
que, o sucesso das pessoas
depende cada vez mais da educação.
Em síntese, as tecnologias e os desafios
da inclusão digital na
escola só vêm somar o trabalho do professores e a aprendizagem dos
alunos estruturando planejamentos e novas formas de ensinar sendo
esse um ponto positivo que já vem mudando na atualidade,converter
inúmeras informações em conhecimento.
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