quarta-feira, 22 de agosto de 2012

A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento.


Escola Municipal Adelaide Thomé Chamma
Cursista: Eliane Cristina da Silva
 A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento
O texto aborda de forma critica e objetiva a educação e sua capacidade de ser adaptável e dinâmica a cada novo tempo e os avanços e desafios da relação ensino-aprendizagem no desenvolvimento social, educacional e tecnológico.
Infelizmente a sociedade do conhecimento não é para todos, ficando restrita a quem tem maior acesso e domínio a informações e a tecnologia e sabem sua aplicabilidade. Percebo isso como um problema que a escola pode ajudar a diminuir futuramente levando a tecnologia para a sala de aula, embora seja um processo que esteja começando e nas escolas brasileiras.
Na sociedade capitalista, o conhecimento representa o domínio do processo de produção para o desenvolvimento econômico e social. As tecnologias da informação vêm ajudando a construir uma nova ordem a diminuir, na qual o conhecimento assume papel primordial .Não cabe mais à educação proporcionar aos alunos conhecimentos como se fossem verdades acabadas; ao contrário, ela deve ajudá-los a construir seu próprio ponto de vista, sua verdade particular a partir de tantas verdades parciais. Ou, como diz Morin (2001, p. 76), “conhecer e pensar não significa chegar à verdade absoluta mente certa, mas sim dialogar com a incerteza”. É fundamental acreditar que, o sucesso das pessoas depende cada vez mais da educação.
Em síntese, as tecnologias e os desafios da inclusão digital na escola só vêm somar o trabalho do professores e a aprendizagem dos alunos estruturando planejamentos e novas formas de ensinar sendo esse um ponto positivo que já vem mudando na atualidade,converter inúmeras informações em conhecimento.


                




Nenhum comentário:

Postar um comentário